26 e 27 de abril de 2025 • Pç. Gen. Tibúrcio, Urca - Rio de Janeiro
Organizado pela Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro em parceria com o Monumento Natural dos Morros Pão de Açúcar e da Urca, o Rio nas Montanhas (RNM) tem como objetivo celebrar a conexão emocional com as montanhas através de um evento que promove, valoriza e estimula a participação esportiva, recreativa e turística nas montanhas, difundindo o montanhismo, sua história, valor ético e cultural, assim como os benefícios associados a ele.
O RNM é a nova cara e o nome da Abertura da Temporada de Montanhismo (ATM), que acontece em um dos pontos turísticos mais emblemáticos do país, na Praia Vermelha, aos pés do Pão de Açúcar, tendo como foco a presença responsável nos ambientes naturais, bem como a solidariedade, ética, resiliência, igualdade e companheirismo, inerentes daqueles que praticam o montanhismo.
Para a edição de 2025, a expectativa é de superarmos o público médio de 6 mil pessoas nos dois dias do maior e mais tradicional evento de montanhismo do Brasil. Nesta 37ª edição, contaremos com diversas atividades abertas ao público, tais quais oficinas técnicas ligadas ao esporte, atividades sociais, tenda de exposição fotográfica, cinema na praça, muro de escalada infantil, tenda de clubes, apoiadores e parceiros, gincanas, praça de alimentação e show musical ao final do evento.
Confira algumas das atividades previstas:
- Cine Montanha na Praça
- Abertura de Temporada de Montanhismo (ATM)
- Montanhismo Social
- Workshops de segurança
- Lançamento de Livro
- Palestras
- Premiação Mosquetão de Ouro
Os objetivos do Rio nas Montanhas
- Celebrar o uso esportivo, recreativo e turístico dos ambientes naturais e seus benefícios;
- Valorizar e estimular a conexão emocional com as montanhas;
- Difundir o montanhismo, sua história, valores éticos e de boas práticas;
- Reforçar os laços com os parceiros institucionais e apoiadores;
- Promover e estimular a visitação de áreas naturais, bem como dos principais pontos turísticos da cidade com segurança e responsabilidade.
Correalização
Comissão Organizadora:
Letícia Fliess – FEEMERJ
Mariana Pardal – FEEMERJ
Vanessa Machado – FEEMERJ
Ricardo Barros – FEEMERJ
Stephanie Nass – FEEMERJ
Emiliano Starosky – FEEMERJ
Delson Queiroz – FEEMERJ
Kika Pompeo – FEEMERJ
Michelle Baldini – FEEMERJ
Alex Lauriano – FEEMERJ
Marcelo Andrade (MoNa PDA)
Mario Figueiredo – CEP
Leticia Monclaro – CET
Mariana Abunahman – CNM
Igor Spanner – GEAN
Geni Souza Barcellos – CEB
Sabrina Cruz – CEC
Renata Aguiar – CERJ
Fernando Abdalla – ABGM
Greice Jácome Ribeiro – CEL
Bianca Villela – CNM
Produção:
Ligia Forny
Natalia Dias
Rosemberg de Araújo
Comunicação:
Luiza Campello
Mario Nery