Gestão participativa de UC’s: parceria entre órgãos ambientais e montanhistas

Esta mesa-redonda irá apresentar como a gestão participativa entre os órgãos ambientais e entidades de montanhismo é uma importante ferramenta de proteção e manejo ambiental.
Baseando-se em situações reais e exemplos de caso, os participantes poderão trocar experiências, mostrar como as parcerias funcionam, as ferramentas utilizadas e como os montanhistas contribuem no processo.

Data: Sábado, dia 26 de abril de 2025
Horário: 10:00 às 12:00
Local: Tenda Principal
Por: Marcelo Andrade, Eduardo Antunes, Letícia Fliess e Márcio Hoepers

» Essa atividade é gratuita e não requer inscrição, você apenas deve comparecer no dia, horário e local indicado.

SKU: mesa-redonda Categoria: Tags: , ,

Marcelo Andrade

Coordenador geral do Mosaico Carioca de Áreas Protegidas, Gestor do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca,Servidor da Prefeitura do Rio de Janeiro, Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (SMAC).
@monapaoacucar

Eduardo Antunes

Gerente das Unidades de Conservação do Estado do Rio de Janeiro, na Diretoria de Biodiversidade, Ecossistemas e Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Ambiente (INEA-RJ). É mestre em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde também concluiu a graduação em licenciatura e bacharelado em Geografia. Possui experiência internacional pela Universidade do Minho, em Portugal.

Letícia Fliess

Advogada e montanhista, nasceu numa família de campistas e começou no montanhismo em 2009. Adora travessias e já caminhou pela Bolívia, Chile, Venezuela e Perú, além de frequentar a Mantiqueira e Serra dos Órgãos. Ganhou o prêmio Chico Mendes pelo relevante desempenho no cuidado com o Meio Ambiente de Petrópolis, participou do conselho consultivo de diversas UCs, tais como CONPARNASO, Revisest, Rebio-Araras, Mona da Serra da Maria Comprida, APA-Petropolis. Integrou a Diretoria Jurídica da FEEMERJ e é a atual Presidente da Federação.
@leticiafliess

Márcio Hoepers

Marcio Hoepers é montanhista e escalador desde 1990, quando ingressou no CPM – Clube Paranaense de Montanhismo. Adepto de todas as modalidades do Montanhismo, tem na Escalada Tradicional a sua preferência. Envolvido com o Montanhismo Organizado desde a década de 90, foi Presidente do Centro Excursionista Barriga Verde – CEBV, sócio fundador e Presidente da AJM – Associação Joinvilense de Montanhismo, membro da comissão fundadora da FEMESC – Federação de Montanhismo e escalada de Santa Catarina e foi Presidente da FEPAM – Federação Paranaense de Montanhismo. É o atual Presidente da CBME – Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada.
@k2marcio