26 e 27 de abril de 2025 • Pç. Gen. Tibúrcio, Urca - Rio de Janeiro

Unidades de Conservação e seus Órgãos gestores

Exposição de Parceiros Institucionais

Montanhismo Organizado
Os Clubes e Centros Excursionistas são a melhor e mais segura forma de praticar montanhismo. São 10 clubes no Estado do Rio de Janeiro e todos estarão presentes no Rio nas Montanhas. Visite suas tendas e conheça um pouco mais sobre o montanhismo organizado.
A entidade máxima do montanhismo brasileiro também estará presente: a Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) junto com a entidade profissional de montanhismo, a Associação Brasileira de Guias de Montanhas (ABGM). Se você quer saber mais sobre como se tornar um profissional do montanhismo e sobre a organização do montanhismo, não deixe de passar lá.

Onde praticar montanhismo e outras atividades de natureza?

Tenda Cultural

Praça de Alimentação
Para maior integração e conforto dos participantes o evento conta com uma Praça de Alimentação que contará com bancas com comidinhas gostosas e cervejas!
Local: No meio da Praça General Tibúrcio
Horário: Sábado 11h às 20h e domingo 11h as 21h.
Veja as delícias que você encontrará lá na praça:

Muro de Escalada Infantil
O evento contará com um muro de escalada de 5 metros de altura, com 3 vias de acesso, podendo 2 pessoas escalarem ao mesmo tempo.
O muro estará na Praça General Tibúrcio e ficará aberto aos participantes nos dois dias do evento. O uso será acompanhado e orientado por instrutores, seguindo as devidas regras de segurança.
Local: No meio da Praça General Tibúrcio
Horário: Sábado e Domingo, das 10h às 18h (com almoço de 1h)
Apoio:


Cinema na Praça

Exposição Astrofotografia: Acima do Horizonte
Fotógrafos: Igor Borgo e Daniel Mello
Iremos explorar a vastidão dos céus noturnos dos parques brasileiros na exposição de fotografias astronômicas. Cada imagem é uma janela para o universo, capturando a beleza efêmera das estrelas, das nebulosas, das constelações e da Via Láctea. Sob o manto estrelado, as lentes dos astrofotógrafos Igor Borgo e Daniel Mello, revelam o esplendor cósmico, transformando a escuridão em um espetáculo de luz e cor. Esta coleção convida os espectadores a contemplar a magnitude do cosmos e a se maravilhar com a complexidade dos céus acima do horizonte.
Local: Tenda Exposição, na Praça General Tibúrcio
Horário: Sábado e domingo, das 09h às 18h.

Distribuição de Mudas
Durante os 2 dias do evento haverá doação de mudas nativas da Mata Atlântica para os participantes do evento, passe na Tenda da CEDAE e retire sua muda! Essa é uma ação promovida pelo programa Replantando Vida, da CEDAE.
Acompanhe: @replantandovida
Local: Tenda da CEDAE, na Praça General Tibúrcio
Horário: Sábado e domingo, das 9h às 18h.
Oferecimento:

Unindo preservação ambiental e ressocialização de apenados do sistema prisional estadual, o programa socioambiental Replantando Vida mantém viveiros florestais na Estação de Tratamento de Águas (ETA) do Guandu, em Nova Iguaçu; na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de São Gonçalo; na ETE Alegria, no bairro do Caju; no Reservatório Victor Konder, em Campo Grande; na Caixa Velha da Tijuca; no Complexo do Alemão; e na Colônia Penal Agrícola de Magé. Dois novos viveiros estão em construção em Resende e Itaperuna.
Estas unidades têm capacidade para produzir, em conjunto, cerca de 2 milhões de mudas por ano de 254 espécies nativas da Mata Atlântica, das quais 40 estão ameaçadas de extinção.
As espécies cultivadas nos viveiros da Companhia são usadas na recuperação de matas ciliares e na preservação da Mata Atlântica. Em 2022, mais de 250 mil mudas foram distribuídas a projetos de reflorestamento no Estado do Rio de Janeiro.
Todos os viveiros contam com a mão de obra de apenados dos regimes semiaberto, aberto e liberdade condicional que integram o programa, fruto do contrato entre a Cedae e a Fundação Santa Cabrini. Desde 2001, mais de 6 mil apenados passaram pelo Replantando Vida, tornando o programa o maior empregador de mão de obra egressa do sistema prisional do país. Eles recebem remuneração pelo serviço prestado, auxílios transporte e alimentação, além do benefício de redução de um dia de pena a cada três trabalhados. Além do cultivo e do plantio de mudas, eles trabalham na confecção de uniformes e serviços como jardinagem, limpeza, obras e reparos.

Projeto Morcegos na Praça
Projeto Morcegos na Praça busca a desmistificação dos morcegos para a conservação e promoção da saúde pública. Nossos eventos são dinâmicos e tratam de esclarecer as principais dúvidas da população em relação aos morcegos, o que geralmente incluem questões ligadas a saúde pública, como transmissão de doenças e curiosidades sobre o modo de vida desses animais. Possuímos diversos materiais didáticos, folhetos, fotos, painéis informativos, jogos que propiciam o aprendizado e a informação. Nosso projeto é associado aos Laboratórios de Ecologia de Mamíferos da UERJ e Laboratório de Artrópodes Parasitas da UFRRJ e nossa equipe é composta por profissionais capacitados.
Acompanhe: @projetomorcegosnapraca | www.linktr.ee/morcegosnapraca
Local: Tenda Morcegos na Praça
Horário: Sábado e Domingo das 9h às 17h.

Mosquetão de Ouro
A premiação do Mosquetão de Ouro acontece na Praça, na tenda Principal. Em 2024 serão premiados os vencedores de 7 categorias: Montanhismo Brasil, Altas Montanhas, Escalada, Escalada Esportiva, Montanhismo e Sociedade, Montanhismo e Ação Local e Vida na Montanha. Veja mais informações.
Local: Área Principal, na Praça General Tibúrcio.
Horário: Sábado, dia 25 de maio, às 18h30.
Oferecimento:
